Tratamentos

A Cirurgia Vascular e Endovascular é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças dos vasos sanguíneos, incluindo artérias e veias.

Tratamentos

Cirurgia Vascular e Endovascular

Os profissionais dessa área tratam condições como aneurismas, tromboses, varizes e doenças arteriais periféricas, utilizando tanto técnicas cirúrgicas tradicionais quanto procedimentos minimamente invasivos, como angioplastias e colocação de stents.

Técnica em que as varizes são tratadas por dentro (por um cateter), sendo cauterizadas (queimadas) pelo calor do laser. Desta forma necessita de menos cortes na pele, gerando uma recuperação mais rápida, além de um resultado estético mais satisfatório.

Técnica em que o médico retira veias doentes da perna do paciente. As veias retiradas não farão falta à circulação sanguínea do paciente, uma vez que várias outras veias saudáveis estão presentes nas suas pernas e não serão retiradas.

É um procedimento realizado no consultório, conhecido como “aplicação” ou “secar vasinhos”. Aplica-se dentro dos vasinhos um líquido altamente concentrado (são várias opções de materiais). Este líquido por osmose desidrata a parede dos vasos, fazendo estes “murcharem” e por consequência desaparecerem.

Técnica que consiste em injetar uma espuma densa para fechar grandes varizes, fazendo com que o sangue circule apenas pelos vasos saudáveis, evitando o refluxo venoso. Essa aplicação é realizada no consultório médico, e o paciente recebe alta em seguida.

As úlceras ou feridas em membros inferiores são consequência de doenças venosas, arteriais ou neurovasculares, tais como varizes, aterosclerose, diabetes, hipertensão arterial entre outras.

01

Tratamentos para Varizes e Problemas Venosos

Aneurisma é uma dilatação que pode ocorrer em qualquer artéria, inclusive a Aorta. A causa pode ser enfraquecimento devido a uma aterosclerose, infecção ou lesão da parede arterial. Já os aneurismas periféricos são dilatações patológicas nas artérias que irrigam os braços e as pernas. Entre as principais artérias acometidas estão a artéria subclávia (que irriga o braço) e a artéria poplítea (que irriga a perna), sendo que esta última representa o aneurisma periférico mais comum. Cada caso é individualizado e pode ser tratado por cirurgias convencionais ou de forma minimamente invasiva (endovascular).
02

Tratamentos para Aneurismas

A angioplastia de artérias digestivas é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado para desobstrução das artérias, realizado por meio de uma punção na pele com o uso de cateteres e stents.
A angioplastia de membros inferiores é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado para desobstrução das artérias das pernas, realizado por meio de uma punção na pele com o uso de cateteres, stents e endopróteses.
A angioplastia de artérias Ilíacas é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado para desobstrução das artérias, realizado por meio de uma punção na pele com o uso de cateteres e próteses endovasculares.
A angioplastia de artérias Renais é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado para desobstrução das artérias, realizado por meio de uma punção na pele com o uso de cateteres e stents.
A doença aterosclerótica de carótidas é uma causa importante de acidente vascular cerebral. A angioplastia de Carótida é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que tem como objetivo o implante de stent para desobstruir as artérias, dessa forma é importante para a prevenção de AVC. É realizado através de uma punção na pele com o uso de cateteres e stents.
A angioplastia de aorta é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para desobstrução da Aorta e das artérias ilíacas. É realizado através de punções na pele com o uso de cateteres e endopróteses, para restaurar o fluxo de sangue em direção aos membros inferiores.
03

Angioplastias e Procedimentos de Desobstrução

Fístula é uma conexão entre uma artéria fina e uma veia periférica também fina e superficial. A maioria é confeccionada cirurgicamente nos membros superiores, mas também pode ser realizada nos membros inferiores. Pode ser realizada para viabilizar o tratamento de hemodiálise.
O procedimento é realizado utilizando materiais para bloquear o fluxo sanguíneo de uma circulação afetada que flui para a fonte do sangramento, sem deixar de preservar o fluxo sanguíneo para a área circundante. Algumas causas para hemorragia são ginecológicas, traumas, distúrbios de coagulação do sangue, infecções, defeitos anatômicos e tumores.
04

Procedimentos Cirúrgicos para Fístulas e Hemorragias

A dissecção da aorta acontece quando as camadas da parede da aorta são separadas por um rasgo na parede interna. A parede da aorta se divide em dois canais, se houver pressão arterial elevada em um dos canais, o outro é comprimido e isso diminui o fornecimento de sangue para os órgãos. Ambos são tratados através de cirurgia endovascular.
Oclusão Arterial é uma doença causada pela formação de coágulos de sangue (desenvolvimento de um trombo) no interior das artérias, obstruindo-as. Muitas vezes é necessário realizar procedimento cirúrgico de urgência para tratamento.
Trombose Venosa é uma condição ocasionada pela formação de coágulos de sangue (desenvolvimento de um trombo) no interior das veias, obstruindo-as. Exige tratamento e acompanhamento médico. Quando acontece nos membros inferiores ou nas veias pélvicas, pode ocasionar embolia pulmonar.
05

Cirurgias e Tratamentos para Dissecções e Oclusões

A doença arterial periférica é um distúrbio da circulação do sangue que pode levar à dor ao caminhar. Ela acontece devido ao estreitamento ou obstrução das artérias, responsáveis por levar o sangue para nutrir as extremidades como braços e pernas, sendo mais comum o acometimento nos membros inferiores do que nos superiores.
As artérias carótidas são vasos calibrosos localizados em ambos os lados do pescoço, responsáveis por levar sangue rico em oxigênio para a cabeça e, principalmente, para o cérebro humano. A doença ateromatosa acontece quando as placas de ateroma geram redução de calibre das carótidas, além de acumularem pequenos coágulos, que podem levar ao acidente vascular encefálico, conhecido como “derrame”.
06

Tratamentos de Doenças Arteriais e Carótidas

Filtro de Veia Cava é um dispositivo de metal utilizado na veia cava inferior, que transporta o sangue venoso dos membros inferiores de volta para o coração. Normalmente utilizado em casos com contraindicação à anticoagulação via oral.
O nível elevado de açúcar no sangue pode afetar nervos e a circulação sanguínea das pernas com o passar dos anos, tornando complexa a cicatrização de feridas. As lesões que surgirem podem tornar-se infectadas, o que pode levar à amputação de pés e pernas. Exige tratamento e acompanhamento médico.
O trauma vascular normalmente acontece em pacientes vítimas de acidentes (de trabalho ou automobilísticos por exemplo) e é caracterizado pela destruição dos vasos sanguíneos que nutrem importantes áreas do organismo. Desta forma, esta perda de integridade interrompe abruptamente o suprimento de oxigênio para os tecidos, necessitando de procedimentos cirúrgicos de urgência para tratamento.
07

Tratamentos de Condições Específicas